terça-feira, 15 de julho de 2014

POLITICA O MAU NECESSÁRIO




O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.
(Oliver W. Holmes) 

Vamos falar de política? 

Acontece que daqui a sete meses, teremos eleições em todo BRASIL... E mesmo que você não goste de Política, ela é essencial na vida da sociedade.

Por sua definição mais didática: 

Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; O termo política é derivado do grego antigo Por extensão, poderia significar tanto Cidade-estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

Portanto, diante do atual cenário político, não dá pra ficar parado, se não posso mudar a situação sozinha, posso pelo menos expressar meu desejo, convidar você á fazer o mesmo exercício de cidadania que estou fazendo!

Pela responsabilidade que tenho como articulador, já faço essa discussão em botequim, no trabalho, enfim, onde for possível e permitido!

Também não me permito ficar completamente calado, sem ao menos tentar discutir alguns pontos que consideram fundamentais nesse processo!

Primeiro: Não dá pra fugir da raia. Fingir que não tenho nada com a situação, uma vez que sou afetado diretamente pelas decisões ou falta de decisões políticas do país.

Segundo: Ficar omisso diante do que está acontecendo em todas as esferas da política, me dá uma desagradável sensação de cumplicidade e conivência com tudo o que acontece.

Eu sei, vão me dizer que não podemos fazer nada! Eu digo: “Não da pra fazer nada, o que?”.

Podemos sim, nos mobilizarmos para cobrar postura, ética, atitudes.

Terceiro: Votar nulo, como tem sido uma onda de apelos inclusive na internet, apenas serve para, concordar com o cenário que tomou conta do Brasil. 

De forma alguma eu quero que isso continue.

Quarto: Quero assumir minha responsabilidade, para daqui a quatro anos, olhar para meu filho e poder responder-lhe, sobre como eu ajudei a fazer algo de importante pelo país.

Então, preciso dizer-lhe que, o importante num processo eleitoral de um país, com regime presidencialista, como é o nosso caso. Um homem só, não resolve.

Por isso, no próximo dia 5 de outubro, reflita! Até que ponto nós podemos contribuir para que mude esta situação?

Até lá, temos uma “lição de casa”, que é ouvir propostas, analisar promessas e pessoas, para definir, quem nós contrataremos para ajudar a gerir nossa casa!

Imagine que você vai contratar uma pessoa para ajudar a por ordem em sua casa! Qual é o perfil deste profissional?

Que requisitos você exigiria no currículo dessa pessoa? Que experiências seriam relevantes para o ocupante desse cargo?

Creio que já deixei meu recado! 

Pense nesse processo. Discuta, oriente, explique, analise, avalie. Faça a melhor escolha. Mas não deixe de fiscalizar depois!

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão ignorante que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe ele, que de sua ignorância política nasce o ladrão, o menor abandonado, o assaltante, o corrupto das empresas nacionais e multinacionais e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista e pilantra”.

Pense Nisso... E Vote Consciente.

ANTONIO CATARINO CABEDELO: O VICIO DE UM POVO

ANTONIO CATARINO CABEDELO: O VICIO DE UM POVO: “A manifestação é o melhor instrumento da democracia desde que esta foi criada na velha Grécia. Que o povo esclarecido faça bom uso del...