domingo, 28 de fevereiro de 2010

O MUNDO ESTA CAINDO EM NOSSA CABEÇA!!










28/02/10 - 18h40 - Atualizado em 28/02/10 - 18h40

Chile decreta toque de recolher nas regiões afetadas pelo sismo

Da EFE
Tamanho da letra
Santiago do Chile, 28 fev (EFE).- O Governo chileno decretou toque de recolher nas regiões do Maule e Bio-Bio, as mais afetadas pelo terremoto que no sábado causou pelo menos 708 mortos e deixou 2 milhões de desabrigados, informaram hoje fontes oficiais.

A proibição de circular pelas vias públicas se estenderá entre as 21h e às 6h, disse à imprensa local o general Bosco Pesce, designado como chefe da região no estado de catástrofe decretado de Maule, cidade que fica a 300 quilômetros ao sul de Santiago.

Em Bio-Bio, a 500 quilômetros da capital, o cargo será exercido pelo oficial de mesmo grau Guillermo Ramírez.

A declaração do estado de catástrofe em ambas as regiões foi anunciada pela presidente Michelle Bachelet ao divulgar o plano do Governo para normalizar o país após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter que devastou parte do território na madrugada de sábado.

Pela Constituição chilena, a medida permite ao presidente restringir a circulação de pessoas, o transporte de mercadorias e a liberdade de trabalho, de informação, de opinião e de reunião.

Além disso, poderá requisitar bens e estabelecer limitações ao exercício do direito da propriedade, além ditar medidas administrativas extraordinárias que julgue necessária.

As áreas afetadas ficarão sob dependência imediata do chefe da defesa nacional designado pelo Governo, que assumirá o comando com as atribuições e deveres previstos na lei.

Na cidade de Concepción, capital de Bio-Bio, ocorreu hoje enfrentamentos entre a Polícia e centenas de habitantes que saquearam um supermercado, desesperados pela falta de água e mantimentos, já que os comércios continuavam fechados.

A prefeita de Concepción, Jacqueline van Rysselberghe, havia pedido horas antes a presença de tropas para restabelecer a ordem, após denunciar situação "de caos".

Bachelet anunciou a entrega gratuita de produtos de primeira necessidade nas regiões de Maule, Bio-Bio e Araucania, depois de um acordo com a associação de supermercados.

O plano, que contém outras medidas, estará a cargo dos ministros do Interior, Edmundo Pérez Yoma, e de Defesa, Francisco Vidal, coordenados com o de Fazenda, Andrés Velasco. EFE

Após saques, governo chileno anuncia distribuição de alimentos

Bachelet fecha acordo com supermercados para regiões afetadas por tremor; número de mortos passa de 700
estadao.com.br
Tamanho do texto? A A A A
Área inundada em Pelluhue, ao sul de Santiago
Roberto Candia/AP
Área inundada em Pelluhue, ao sul de Santiago
SANTIAGO - Após ondas de saques, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, anunciou neste domingo, 28, acordo com as principais redes de supermercados do país para a entrega gratuita de produtos de primeira necessidade nas regiões de Maule, Bio-Bio e alguns setores da Araucânia. Também neste domingo, o governo decretou toque de recolher na cidade de Concepción, em Bio-Bio, e Maule, focos de saques, segundo a televisão estatal. A chefe de Estado informou que o número de mortos pelo terremoto que no último sábado assolou 80% do território chileno chegou a 708.

A maior parte das vítimas está concentrada na região de Maule, com 541, seguido pela localidade de Bio-Bio, com 64. Os 103 restantes morreram em outras seis regiões do país, onde estão também 2 milhões de desabrigados. Bachelet declarou "estado de catástrofe" em Maule e Bio-Bio. A Força Aérea irá levar suprimentos para as áreas e os militares vão assumir a liderança da distribuição.

Veja também:

Em Maule e Concepción, a proibição de circular pela via pública se estenderá entre as 21h e às 6h, disse à imprensa local o general Bosco Pesce. A presidente destacou que o tremor de 8,8 graus na escala Richter é "o quinto maior na história do mundo", e pediu esforços nas tarefas de reconstrução após a "emergência sem igual." Ainda de acordo com Bachelet, o tráfego aéreo começou a ser normalizado neste domingo.

Governo estima em 50 os mortos pelo temporal na França


Da EFE
Tamanho da letra
Paris, 28 fev (EFE).- O Governo francês estima que o temporal Xynthia, que atingiu o país no fim de semana, sobretudo o oeste, causou a morte de quase 50 pessoas.

Em menos de 24 horas a tempestade varreu vários departamentos que estavam em alerta máximo. Para o primeiro-ministro, François Fillon, esta foi uma "catástrofe nacional".

Nesta tarde, o ministro do Interior, Brice Hortefeux, declarou que o número de mortes pode ficar entre 45 e 50.

A combinação de chuvas e fortes ventos, de cerca de 150 km/h, procedentes do norte da Península Ibérica, chegou ao oeste da França entre o sábado e o domingo.

O local mais atingido foi o litoral atlântico do país, especialmente o departamento de Vendée, onde 30 pessoas morreram afogadas.

Inúmeras regiões próximas ao litoral foram inundadas pelo efeito combinado de chuvas e ventos.

Só na localidade de l'Aiguillon-sur-mer, a Prefeitura informou 17 mortos, embora ainda várias pessoas ainda estejam desaparecidas.

O palácio do Eliseu emitiu um comunicado dizendo que o presidente Nicolas Sarkozy viajará na segunda-feira às áreas atingidas.

As autoridades informaram que cerca de 500 mil casas estão sem eletricidade e que o restabelecimento poderá demorar dias.

O temporal provocou danos aos transportes, como a suspensão de cerca de cem voos.

A circulação de trens também foi atingida, com atrasos e suspensões. EFE

«Um bilião e trezentos milhões» para recuperar a Madeira

Alberto João Jardim anuncia valor de prejuízo que o seu Governo já calculou

Por: Redacção /PP  |  28-02-2010  21: 00
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
1 voto
  • 0 comentários
Alberto João Jardim subscreveu as palavras do primeiro-ministro, José Sócrates na sua entrevista à TVI. Realçando, também, a necessidade de um «acordo e cooperação» entre o Governo Regional da Madeira e o Governo da República.
Sem entrar em pormenores sobre como será resolvida a questão da Lei das Finanças Regionais, Jardim admitiu que o que o arquipélago precisa «do estado é mais do que a lei das finanças regionais». Até porque é preciso sair «do clima de pessimismo».
Reconstruir a Madeira custará, pelas suas contas, cerca de «um bilião e trezentos milhões».
Quanto às declarações do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, esta semana no Parlamento, o presidente do Governo Regional da madeira disse que essa «era uma questão do primeiro-ministro».
Durante a entrevista de Jardim ao «Jornal Nacional» da TVIeste domingo, Jardim deixou uma promessa: «Daqui a 2 anos a madeira vai estar um brinquinho».
No final da conversa com Júlio Magalhães, Alberto João Jardim, assumiu que vai dizer em quem vai votar nas eleições para a liderança do PSD, mas numa alusão directa a Passos Coelho, confessou que «não esquece facas nas costas».


Japão reduz alerta, mas teme segundo tsumani

AE-AP - Agencia Estado
Tamanho do texto? A A A A
TÓQUIO - As autoridades japonesas reduziram seus alertas de tsunami depois que a costa do país foi atingida por uma série de ondas consideravelmente menores do que o esperado, sem provocar estragos nem mortes. Contudo, os especialistas do governo alertam que ainda existe a possibilidade de uma segunda série de ondas, mais forte, alcançar o país na noite deste domingo. Por isso, a ordem é para que em torno de 600 mil pessoas que vivem nas regiões mais vulneráveis mantenham-se longe de suas casas.



"Por favor, não se aproxime da costa até que o alerta de tsunami tenha sido cancelado, mesmo que as primeiras ondas tenham sido pequenas", solicitou Yasuo Sekita, chefe da seção de terremotos e tsunamis da Agência Meteorológica do Japão. "Ainda há chance de um grande tsunami chegar ao país. Se olharmos para as evidências históricas, isso ainda pode demorar algumas horas", explicou.



Inicialmente, esperava-se que ondas de até três metros atingissem a costa japonesa em decorrência do terremoto de 8,8 graus que atingiu o Chile. Contudo, até agora, as maiores ondas registradas no país não chegaram a 1,5 metro.



Contudo, os japoneses se lembram do tsunami de maio de 1960, também provocado por um terremoto no Chile. Naquela ocasião, as primeiras ondas a chegar ao país foram pequenas, mas depois surgiu uma onda gigante que atingiu as costas de Hokkaido e Sanriku, matando pelo menos 140 pessoas. As informações são da Associated Press.
Tags:  terremotoChiletsunamiJapão