sexta-feira, 30 de abril de 2010

BOLETIM ELETRÔNICO DO CHICO


 Boletim Eletrônico  Ano VIII n.359  Rio de Janeiro 29 de abril de 2010
Um grito por outro mundo
"Da Bolívia, no coração da América do Sul, ouviu-se um grito humaníssimo pela Mãe Terra: se não mudarmos o sistema, o clima continuará mudando e tornará inabitável o planeta. Urge uma revolução cultural para que façamos do necessário o suficiente. Praticando o 'bem viver', que é a vida em plenitude, na dignidade do ser e não na acumulação e desperdício do ter." Leia pronunciamento de Chico Alencar sobre a I Conferência Mundial dos Povos sobre Mudanças Climáticas e os Direitos da Mãe Terra. Chico registra belíssimos artigos de Eduardo Galeano eLeonardo Boff >>
 
Sem terra, sem vida
Em 21 de abril, José Maria Filho, o "Zé Maria", foi assassinado em Limoeiro do Norte (CE). Ambientalista, era um atuante líder comunitário da Chapada do Apodi. Movimentos sociais, universidades, organizações de Direitos Humanos e Igreja Católica cobram punição rigorosa aos mandantes e assassinos. "A morte do Zé Maria pode ser comparada à do Chico Mendes, do ponto de vista do enfrentamento às atrocidades provocadas pelo agronegócio", afirmou o vereador João Alfredo (PSOL-CE). Leia pronunciamento de Chico e ofício entregue ao Ministério da Justiça, pedindo apurações à Polícia Federal.
 
O candidato ideal é Plínio
No texto "Declaração de Voto", Frei Betto traça um perfil completo do candidato ideal à Presidência da República, em quem gostaria de votar. "Resta achar o candidato", afirma. Em mensagem, Plínio de Arruda Sampaio, avalisado por sua independência política e por sua biografia, assume todos os desafios traçados por Betto. Leia pronunciamento de Chico, em que ressalta a sintonia entre os parâmetos de Betto e os compromissos firmados em Conferência pela pré-candidatura de Plínio.
 
Plínio no Rio
O debate "O PSOL e os desafios de 2010" está marcado para a próxima quinta-feira (6/5), às 18h. Compõem a mesa os pré-candidatos à Presidência, Plínio de Arruda Sampaio, ao governo estadual, Jefferson Moura, e ao Senado, Milton Temer. O evento está marcado para o salão nobre do IFCS/UFRJ (Largo São Francisco de Paula, nº 1, Centro).
 
Ficha Limpa já!
Por pressão popular, na terça-feira (4/5) será votado um requerimento de urgência para o projeto conhecido como Ficha Limpa. Se aprovada a urgência, o projeto será votado em seguida, em sessão extraordinária. No domingo (2/5), no Rio de Janeiro, haverá a caminhada "Ficha Limpa - eu apoio". Chico estará lá. Frejat e Fernanda Abreu também confirmaram presença. A concentração é às 9h, no Posto 9, Ipanema, saindo às 10h30m em direção ao Leblon.
 
Sessão Solene aos trabalhadores
Nesta terça-feira (4/5), a Câmara dos Deputados realiza Sessão Solene, às 10h, em homenagem ao Dia do Trabalhador. Como um dos proponentes, Chico expressará o apoio às lutas dos trabalhadores, e a necessidade de aprovação de projetos que garantam direitos e condições de trabalho a diversas categorias. Veja Carta aos Parlamentares, escrita pelos servidores do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).
 
Primeiro de Maio contra as remoções
No Dia do Trabalhador (1/5), uma manifestação percorrerá as ruas de Niterói, saindo da rua A, no Morro do Céu (concentração às 10h). A cidade foi a mais afetada pelas fortes chuvas do início do mês, e novamente tem sido vítima da solução eleita pelo Estado, as remoções. Com o ato, os movimentos sociais visam denunciar as verdadeiras causas da tragédia, e defender o direito humano à moradia - remoções, apenas em área de risco e com contrapartida justa. Os manifestantes vão caminhar até o Morro do Bumba, e em seguida até o Morro do Estado. No Rio de Janeiro, haverá manifestação nesta sexta-feira (30/4), às 10h, em frente à Prefeitura. Leia carta de moradores de favelas ao prefeito.
 
Para nós, esse progresso não Vale
O Movimento Internacional dos Atingidos pela Vale entregou à ONU e à OEA umdossiê com denúncias contra a empresa. O documento reúne as violações socioambientais em oito dos 30 países onde atua, além dos casos brasileiros. Representantes do movimento apresentaram denúncias, na terça-feira (27/4), na Assembleia Geral dos Acionistas da Vale, no Rio de Janeiro. Há duas semanas, realizou-se na cidade o I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale.
 
Educação inclusiva
Chico estará na próxima segunda-feira (3/5), às 11h30m, na UFRJ, participando da mesa redonda "Políticas do ensino superior: emancipatórias ou reguladoras? e o que isso tem a ver com inclusão/exclusão?", do Seminário Internacional de Inclusão em Educação. No debate também estarão os professores Roberto Leher (UFRJ) e Jesús Jorge Pérez Garcia (Universidade de Cuba). O encontro é promovido pelo LaPeade (Laboratório de pesquisa, estudo e apoio à participação e à diversidade em educação) e será realizado no auditório CFCH da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Av. Pasteur, 250 - Praia Vermelha). Veja a programação do evento clicando aqui >>
 
Ao Mestre, com carinho
Leonardo Boff será homenageado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no dia 10 de maio (segunda-feira), às 18h30m. A iniciativa é de Chico, enquanto vereador (1989-1996), e realização, agora, de Eliomar Coelho.
 
Artigos
Twittando
"Poucos jovens de 16 e 17 anos tiraram título para votar: 28% menos que em 2006! O prazo vai até dia 5, semana que vem". Está é uma das frases de Chico no twitter. Acompanhe. http://twitter.com/depchicoalencar >>
 
Fique ligado!
Toda segunda-feira, às 8 horas, Chico está no Programa Faixa Livre, na Rádio Bandeirantes (1360AM). Você pode acompanhar também pela internet:www.programafaixalivre.org.br >>
Leia e comente, também, as postagens do Chico em seu blog, no endereçowww.youpode.com.br/blog/chicoalencar/, com comentários políticos e culturais.
 
Frase da semana
"A natureza não é uma mercadoria, com seus 'recursos', mas nosso ambiente vital". (Chico Alencar, em pronunciamento na Câmara, sobre a I Confêrencia Mundial dos Povos sobre Mudanças Climáticas e os Direitos da Mãe Terra)
 
Deu na imprensa
  
  
AGENDAARTIGOS
 
 
Clique aqui e indique um amigo para receber o boletim eletrônico
 
Clique aqui para cancelar o recebimento do boletim
 
PARA CONTATO CLIQUE AQUI